ptenfrdees
É a área da medicina dentária que permite restituir os dentes perdidos, substituindo os dentes perdidos por próteses fixas ou removíveis. Geralmente uma prótese fixa é sempre preferível uma removível, não só pela estética e função, mas também pelo conforto que é dado ao paciente.
 
As próteses dentárias removíveis podem-se colocar e retirar da boca sempre que necessário para fazer a sua higiene.
 
Dentro das próteses removíveis temos:
  • Próteses acrílicas – São feitas em acrílico com côr o mais parecido possível à gengiva. São próteses que são totalmente suportadas pela mucosa e são relativamente volumosas em relação as esqueléticas;
  • Próteses esqueléticas – São feitas em metal quase sempre em cromo-cobalto ou titânio, mas também têm algumas partes em acrílico para imitar gengiva.
As esqueléticas são bastante mais finas, leves e resistentes que as acrílicas. São suportadas por dentes naturais e mucosa, oferecendo maior retenção e conforto na sua utilização. Em alguns casos muitas vezes são menos estéticas que as acrílicas por ter mais metal visível.
 
Nas próteses fixas temos:
  • Facetas dentárias - são um tratamento minimamente invasivo, que permite melhorar a forma e a cor dos dentes de forma rápida e duradoura. Se pretende um sorriso mais equilibrado mais claro ou simplesmente diferente esta é sem dúvida uma alternativa.
  • Coroas unitárias – São coroas dentárias fixas que recobrem totalmente o dente. Tem como objetivo principal aumentar a resistência e a estética do dente que está comprometido. A forma e a cor que é dada à coroa permite em muitos casos corrigir alguns problemas estéticos. Uma coroa também pode ser colocada sobre 1 implante dentário, para substituir um dente perdido. Neste caso sempre que possível a coroa deve ser aparafusada. As coroas podem ser feitas em alguns materiais, hoje em dia os mais usados são a cerâmica e o Zircónio.
  • Pontes – As pontes são várias coroas unidas entre si para substituir dentes ausentes. Pode substituir um ou mais dentes dentro de alguns limites e é necessário que nos extremos esteja sempre que possível 1 dente.
Atenção: este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site estará a consentir a sua utilização.