Implantes, o que são?
Os implantes são raízes artificias em titânio que restituem a função e a estética do dente ausente, devolvendo assim o conforto da dentição natural.
Quando ponderar a colocação de um ou mais implantes, considere as diferentes fases do tratamento:
- Planificação do caso;
- Preparação cirúrgica;
- Cirurgia;
- Planificação Protésica;
- Colocação das peças dentárias;
- Manutenção.
Existem muitas soluções no mercado, mas análise de cada caso deverá ser exaustiva e acompanhada de exames específicos (RX, TAC) para que seja encontrado o melhor implante e a melhor técnica a ser aplicados para garantir, não só a função e a estética da dentição, mas também a durabilidade do tratamento.
O agendamento da cirurgia deverá ser feito tendo em consideração o tempo. Embora a colocação de um implante seja um procedimento rápido e seguro, é sempre efetuado em ambiente esterilizado e é utilizada anestesia, pelo que o utente deverá assegurar que não tem compromissos sociais ou de trabalho imediatamente a seguir.
No dia da colocação do implante é dado um certificado de qualidade com lote e referência de cada implante e biomateriais colocados bem como instruções para garantir o melhor processo de cicatrização.
Após cicatrização, começa a reabilitação protésica. Esta fase de colocação de dentes ou de próteses sobre os implantes é trabalhada em parceria com o nosso laboratório de prótese de forma a garantir o êxito da reabilitação.
Após vários estudos (tamanho, cor, formas faciais) com dentição provisória é colocada a dentição definitiva e dadas instruções no sentido de dar manutenção ao dente/prótese.
Uma vez concluído o tratamento, têm que ter um acompanhamento adequado para cada caso, de forma a manter a reabilitação o máximo de tempo possível.